A linha da esquerda
São espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram vida difícil como mulheres da vida; boêmios; dançarinas de cabaré, etc, etc… Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda. São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados, mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, e crianças, são servidores dos Orixás. Não se deve confundir os Exus da Umbanda com Exu da Nação (candomblé), pois são diferentes.
Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao “Diabo” medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do “Mal”, pois como são servidores dos Orixás, todos têm funções específicas e seguem as ordens de seus “patrões”.
Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são:
- Abertura dos caminhos;
- Proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.
Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a “gira de Exus” dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal e demanda de seus consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos, Crianças e Orixás), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.
Pomba Giras e os Exús Mirins
Ao se perguntar o que é a Pomba Gira Mirim ou o que é Exú Mirim, primeiramente é importante ressaltar que eles não são espíritos humanos. Ambos são seres encantados que nunca tiveram a forma humana e que agem na Linha da esquerda, trazendo assim uma maior proximidade às causas dos homens.
Eles aparecem no terreiro de Umbanda juntamente com os Exús e Pombagiras, transformando assim o trabalho do Lado Esquerdo da Criação ainda mais forte.
Embora tenham uma aparência energética infantil, eles não são crianças e seus poderes também não devem ser vistos como algo sutil ou inferior aos demais encantados. Ao contrário, a grande vibração que emanam e que traz limpeza e proteção espiritual é gigantesca.
Porém eles não são muito invocados por conta dos grandes mistérios que ainda rodeiam suas histórias, principalmente se tratando das Pomba Giras Mirins.
É necessário também ressaltar que eles não são filhos de Pomba Giras e Exús, e sim fazem parte desse grupo de Esquerda que trabalha pela proteção das pessoas, fortalecendo ainda mais suas ações.
Eles apresentam-se como crianças divertidas e arteiras, demonstram sempre uma grande energia contagiante. Para alguns, transmitem um pouco de medo, mas os médiuns que os incorporam possuem total controle sobre essas entidades.
A forma que adotam na verdade não é de uma criança, pois se assemelham mais ao formato pigmeu, acredita-se que no universo em que vivem tudo possui essa imagem menor do que o normal, por isso também apreciam brinquedos como oferendas, o que não há nenhuma ligação em serem crianças, pois isso eles não são.